Circo-teatro de rua de graça no Largo do Machado

Foto: Bruna Prado
Foto: Bruna Prado

Divisa entre Flamengo, Laranjeiras e Catete, o Largo do Machado é muito mais do que um lugar de passagem. Hoje, se consolida como refúgio dos artistas de rua do Rio de Janeiro. Não é a toa, o grupo de circo-teatro de rua Off-Sina declarou a praça como sede pública do grupo e rotineiramente se apresenta para a população de graça. O Rio Jahe bateu um papo exclusivo com o ator, diretor e palhaço Richard Riguetti, do Off-Sina.

Segundo o Censo de 2010, a população de idosos do Largo do Machado, Catete e adjacências é superior à de jovens: 16,5% do total têm mais de 65 anos. Pensando nisso, Richard Riguetti, fundador do Off-Sina prepara os espetáculos de forma acessível a toda população.

“O nosso maior retorno é ser querido pelo público de todas as idades. Transformando o passante em cúmplice e de cúmplice a protagonista. Trabalhamos no Largo do Machado a mais de 25 anos apresentando nosso repertório de espetáculos de palhaços, realizando Mostras e Encontro Nacionais e Internacionais de palhaço, Oficinas livres e até aulas de História do Circo. Sempre fomos bem recebidos e o público aguarda nosso retorno”, disse.

Aprovada em 2012, a Lei nº 5.429 que regulariza apresentações artísticas em espaços públicos da cidade e impede que artistas sejam detidos ou sofram represálias por parte das forças de segurança está sendo debatida. Há uma  manobra na câmara de vereadores para votar lei contrária ao direito dos artistas se apresentarem no espaço público.  Richard que já se apresentou em todas as comunidades do Rio de Janeiro cita a importância do direito de manifestação cultural.

“A arte e a cultura é um direito fundamental e para tal temos que estar em espaços públicos abertos a todo tipo de pessoa. A população tem sede de arte, quando estamos nas praças isso é declarado a cada instante pelo público”, afirma.

No próximo domingo, dia do trabalhador, o Off-Sina se apresenta gratuitamente no Largo do Machado, às 16h, com o espetáculo “E o palhaço o que é?”. O espetáculo apresenta cenas cômicas de picadeiro, com foco na figura do palhaço brasileiro”. Richard sintetiza o que é o palhaço na sua opinião.

“O papel do palhaço é reconstituir o tecido emocional do cidadão. E criar novas lógicas e propor possibilidades para um futuro melhor, mais humano, mais justo e igualitário. O home ri porque crê, porque acredita no futuro , porque vislumbra novas possibilidades”, finaliza.

Sobre o Grupo Off-Sina

A trajetória do Grupo Off-Sina se mistura com a história do Rio de Janeiro. Fundado em 1987, o grupo vem desenvolvendo um importante trabalho sobre o teatro popular e a arte do riso, pautados na dramaturgia do teatro de rua e na comicidade. Com sede pública na praça do Largo do Machado (no bairro do Catete – Rio de Janeiro), o grupo é formada pelo casal de artistas Richard Riguetti e Lílian Moraes – palhaço Café Pequeno e palhaça Currupita, respectivamente.

Serviço:

Projeto Palhaço na Praça. Espetáculo E o palhaço o que é?

Classificação: Livre

Entrada: Grátis

Horário: 16h.

Duração: 60 minutos.

Direção Artística: Richard Riguetti e Lilian Moraes

Elenco: Richard Riguetti e Lilian Moraes

Oi...Esse aviso é só para te lembrar de CURTIR a nossa FanPage no Facebook.

Assim você estará cada vez mais ligado nas novidades do Rio Jahé!

CLOSE