Semana Internacional de Quadrinhos acontece na UFRJ e recebe autor de V de Vingança




Com entrada franca, o campus da Praia Vermelha é palco de palestras, oficinas e debates

O que o Batman e o Cebolinha têm em comum?  Além de serem personagens de histórias em quadrinhos (ou simplesmente HQs), ambos possuem seguidores fiéis e conquistam novos admiradores ao longo das décadas. Atualmente, essa arte de criar ícones e contar grandes histórias unindo texto e imagem, de forma sequencial, vem ganhando cada vez mais força entre os diversos tipos de leitores.  E, ao pensar nesse público cativo, a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove a Semana Internacional de Quadrinhos (SIQ), entre os dias 04 e 08 de maio.

O evento, que acontece desde 2006, também ocorria na Escola de Belas Artes (EBA), mas esse ano é focado apenas no campus da Praia Vermelha. Em compensação, o projeto ganha participantes de outros estados e até de outros países para uma troca intensa de conhecimentos, experiências e produções. “A SIQ é um Projeto de Extensão da UFRJ e, como tal, tem a obrigação de “romper as barreiras”, mesclando o que acontece dentro do ambiente acadêmico com as atividades extramuros”, diz Octavio Aragão, professor da UFRJ e organizador da SIQ.  “A intenção é fomentar uma troca, com vantagens para ambos os lados, levando os pesquisadores aos produtores e vice-versa, com o público como testemunha ativa, participando de oficinas e palestras”, afirma o professor.

Seu Nei.
  Semana de Quadrinhos da UFRJ em 2010

Entre as diversas atrações, e já na abertura do evento, o público pode conferir a presença de três gerações de chargistas brasileiros, como Aroeira, Chico Caruso e Ziraldo. Na quinta- feira ocorre um debate sobre produção independente e de periferia. Já as mesas de sexta-feira debatem sobre o fenômeno Charlie Hebdo, política e HQ e quadrinhos na educação, além de uma palestra de Luciano Cunha, criador do polêmico personagem O Doutrinador, sucesso da internet que está migrando para outras mídias. Durante o sábado, serão apresentados os meandros da produção de Meu Monarca Favorito, a primeira ópera em quadrinhos que se tem notícia, além da presença dos quadrinistas Cris Peter, Ana Recalde, Lorena Kaz, Roberta Araújo e Fernanda Nia. E para encerrar a semana, no domingo de atrações internacionais, ocorrem as palestras de David Lloyd, co-criador de V de Vingança, e do ilustrador argentino Salvador Sanz, criador de álbuns como O Esqueleto, Noturno e Legião. Além disso tudo, também haverá a Feira do Livro da UFRJ, as mesas dos artistas independentes e as sessões de autógrafos de alguns convidados.

Ziraldo é um dos cartunistas convidados
Luciano Cunha fala sobre sua obra “O Doutrinador”
Capa de Salvador Sanz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Beladona, HQ brasileira  de Denis Mello e Ana      Recalde
O Coletivo Capa Comics está em parceria com a SIQ

 

Durante o evento, a estimativa de público é de, aproximadamente, 1400 pessoas por dia. E para quem não quer perder nenhuma atração, o professor Octavio Aragão dá a dica: “Até agora, a única palestra que exige inscrição prévia é a de David Lloyd, mas meu conselho é que, caso queiram usufruir todo o evento, cheguem cedo e reservem seus lugares, pois provavelmente vai lotar. Mas não se preocupem, pois, se tudo der certo, ano que vem repetiremos a dose.”.

 

 

 

 

 

Serviço:

SIQ – Semana Internacional de Quadrinhos da UFRJ 2016

Local: Escola de Comunicação da UFRJ, Avenida Pasteur, 250 – Praia Vermelha

Dias: 04 a 08 de maio, das 10h às 20h. Domingo, de 15h às 20h.

Evento Gratuito

Mais informações:

Twitter e Instagram: @SIQ_UFRJ

Página: facebook.com/SemanaInternacionalDeQuadrinhosDaUFRJ

Blog: siq2016.blogspot.com.br




Rosa Andrade

Rosa Andrade

Carioca, produtora, futura jornalista e o Batman nas horas vagas.

Oi...Esse aviso é só para te lembrar de CURTIR a nossa FanPage no Facebook.

Assim você estará cada vez mais ligado nas novidades do Rio Jahé!

CLOSE