Festival Palco Giratório chega ao Espaço Cultural Escola Sesc com mais de 50 atividades culturais gratuitas

Foto 1 Crédito Estúdio Save As - Os charlatões mais sinceros do mundo_bx

Até o dia 02 de junho o Espaço Cultural Escola Sesc (Avenida Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá. Tel: 3214-7404)  recebe a 8ª edição nacional do Festival Palco Giratório. Ao todo, 59 atividades culturais integram a programação, entre elas, 29 espetáculos de teatro, dança e circo reunindo atrações que chegam de diferentes estados, como Minas Gerais, Rio Grande do Norte, São Paulo, Amazonas e Rio de Janeiro, revelando um expressivo painel da criação artística presente em nosso país . Neste ano o Palco traz para o Rio de Janeiro 30 ações formativas, oficinas,  intercâmbios, intervenções, além do Pensamento Giratório – atividade que busca, através de debates reunindo diferentes representações das artes cênicas, promover uma reflexão sobre políticas culturais e acesso aos mecanismos de produção.

Viviane da Soledade é curadora do Palco Giratório e coordenadora do Festival no Espaço Cultural Escola Sesc. Ela destaca que, neste ano, o Palco vem investindo numa programação intensa que inclui agendas diárias de formação. “Nesta edição aumentamos a oferta de oficinas, intercâmbios e ‘Pensamento Giratório’, atividades que visam a formação de artistas que poderão trocar experiências com grupos locais e de todo o Brasil, podendo se aprofundar nas artes cênicas. O intuito é investir na formação de jovens artistas ou interessados em artes cênicas. E o melhor: toda nossa programação é gratuita!”.

Artes circense é destaque da programação desse fim de semana

Abrindo a programação desse fim de semana, na sexta-feira às 9h, acontece a oficina “E o palhaço, o que é?”, do grupo Barracão Teatro (SP), com proposta de entrar no universo do palhaço através do prazer e do risco do jogo até chegarmos ao nariz vermelho, a menor máscara do mundo. Às 15h, se apresenta o espetáculo “Os charlatões mais sinceros do mundo”, com o grupo local Cia 2 Banquinhos (RJ),  onde um palhaço e uma mímica, cansados de serem enganados, resolvem utilizar das artimanhas dos charlatões para levar o seu público para uma sincera gargalhada.

No sábado, às 19h30, o representativo Grupo Barracão Teatro apresenta no Espaço Cultural Escola Sesc o espetáculo “WWW para Freedom”, que utiliza a arte do palhaço para abordar questões políticas. A peça critica, em nome da liberdade, o uso do poder e da violência. Logo após acontece o Pensamento Giratório sobre o “Encontro com o público, o fim e o presente da arte teatral”, com o Barracão Teatro (SP) e Flávio Souza, palhaço, ator e Doutor em Teatro. No domingo, acontece o intercâmbio entre o Barracão Teatro (SP) e a companhia 2 Banquinhos (RJ). Essa atividade é destinada aos membros dos grupos, para troca de ideias, experiências, técnicas, metodologias e processos criativos.

Serviço:
 
8ª Edição do Festival Palco Giratório
Oficina: “E o palhaço, o que é”
Barracão Teatro (SP)
Horário: 9h às 13h • Local: teatro
Número de vagas: 20 • Carga Horária: 4h
Ministrante: Ésio Magalhães Pereira
Sinopse: A proposta da oficina é entrar no universo do palhaço, através do prazer e do risco do jogo até chegarmos ao nariz vermelho, a menor máscara do mundo. O universo do palhaço será abordado com foco na relação Branco-Augusto e no seu encontro com o público. É um trabalho prático no qual, através de exercícios, jogos e demonstrações o tema será tratado de forma vivencial, propondo aos participantes que entrem em contato com o seu ridículo através da relação com o desejo e o poder.
Inscrições: Solicitar a ficha de inscrição através do e-mail espacoculturalescolasesc@gmail.com

Espetáculo Convidado: Os charlatões mais sinceros do mundo
Cia 2 banquinhos (RJ)
Horário: 15h • Local: Palco • Duração: 60 minutos
Classificação Etária: Livre • Capacidade: 600
Sinopse: Um palhaço e uma mímica, cansados de serem enganados, resolvem utilizar das artimanhas dos charlatões para levar o seu público para uma sincera gargalhada. Quando se encontram tudo pode acontecer! Os palhaços montam seu circo, desafiam as leis da natureza, quebram todos os recordes estipulados e expectativas criadas. Pegue seu banquinho e sente-se no chão.
Ficha técnica
Direção: Fernanda Rocha e Vinicius Longo • Texto: Vinicius Longo • Cenografia: Cia 2
Banquinhos • Figurinos: Cia 2 Banquinhis • Iluminação: Bruno Caverninha • Contra-regra/operador de som:Cintia Travassos • Fotografia: Estúdio Save As / Thiago Barranco • Produção: Vinil 69 Produções

Espetáculo: WWW para Freedom
Barracão Teatro (SP)
Horário: 19h30 • Local: Palco • Duração: 70 minutos
Capacidade: 600 lugares • Classificação Etária: 12 anos
Sinopse: WWW para freedom é um código de operação militar. Soldados são enviados para libertar um povo de um terrível ditador, em algum lugar do mundo e em algum tempo. Mas um soldado, na hora de bombardear o alvo, questiona para que serve tudo aquilo e faz uma operação, não militar, em nome 10 Clube de Espectadores Clube de Espectadores 11 da liberdade na qual acredita. De que liberdade estamos falando? Livrar-se de quem? Livrar-se de quê? É preciso a guerra para estar em paz?
Ficha técnica
Criação, direção e atuação: Esio Magalhães • Dramaturgia: Tiche Vianna e Esio Magalhães• Técnica: Pâmola Cidrack • Produção executiva: Larissa Biasoli

Pensamento Giratório sobre o “Encontro com o público, o fim e o presente da arte teatral”, com Barracão Teatro(SP) e Flávio Souza
Horário: Após o espetáculo WWW para Freedom • Local: Espaço Cultural Escola Sesc
Duração: Aproximadamente 1 hora • Classificação etária: Livre
Sinopse: A obra do artista se destina ao público que vai encontrá-la e então completar o fenômeno da expressão. Ultimamente, o Barracão Teatro tem realizado projetos que visam encontrar públicos distantes e heterogêneos como o projeto da viagem ao Saara para levar a arte do palhaço para Campos de Refugiados Saharauis, em 2014, e o Projeto Ri Beirando o Rio que ficou um mês no interior do Pará para se apresentar em comunidades ribeirinhas dos rios Tapajós e Arapiuns. O artista se esmera em fazer o seu melhor para levar ao público sua arte, mas como chamar o público para este encontro? Como despertar o interesse do cidadão bombardeado com tantos atrativos consumistas e com tantas atrações na palma de sua mão? Estará
o público interessado em presenciar o encontro com a arte?
Convidado: Flavio Souza é palhaço, contador de histórias, ator, figurinista e diretor teatral. Doutor em Teatro pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UniRio, é colaborador do Projeto Enfermaria do Riso da UniRio. Fez contribuições artísticas com a Arquitetura do Movimento da coreógrafa Andrea Jabor, com os Giullari del Diavolo na Itália e com a pesquisadora Ana Achcar. Indicado ao Prêmio Shell de Teatro/RJ como Melhor Figurinista no ano de 2012 pelo espetáculo Os Mamutes de Jô Bilac, segue atuando como figurinista em diversas produções teatrais no Rio de Janeiro.
 
PROGRAMAÇÃO – Festival Palco Giratório
Data: até 02 de junho
Local: Espaço Cultural Escola Sesc
Endereço: Avenida Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá
Informações: (21) 3214-7404 | espacoculturalescolasesc@gmail.com |espacocultural.escolasesc.com.br
Ingressos: Gratuitos – distribuição 1h antes de cada espetáculo
Oficinas: Gratuitas – Para se inscrever nas oficinas é necessário preencher a ficha de inscrição e enviar para o email espacoculturalescolasesc@gmail.com mencionando no assunto: Oficina – Palco Giratório 2015.
Transportes:
Centro:  ônibus 315/169/181/303 | 361 (via Linha Amarela) |Terminal Alvorada: ônibus 692/693/701/465 |Baixada: 405/410/420/425/400/415 |Metrô: Nova América Del Castilho com integração para Alvorada
Estacionamento gratuito sujeito à lotação

Oi...Esse aviso é só para te lembrar de CURTIR a nossa FanPage no Facebook.

Assim você estará cada vez mais ligado nas novidades do Rio Jahé!

CLOSE