Rio também é sustentabilidade

plantio



Em pleno século XXI, com o planeta Terra vivendo um caos em diversas áreas do meio ambiente, existem aqueles que não se preocupam com a natureza. Jogam lixo no chão, matam plantas, desperdiçam água e tudo mais. Seria isso tudo falta de consciência da população, que parece não se incomodar quando esgotos e sujeiras são jogados nos rios e mares limpos?

Com o intuito de conscientizar as crianças sobre a preservação do meio ambiente, o Governo Municipal do Rio de Janeiro escolheu a Escola Municipal Rodrigo Otávio, localizada no bairro do Moneró, na Ilha do Governador, para começar uma campanha de sustentabilidade nas escolas cariocas. O projeto chamado de “Escolas Sustentáveis” espera ganhar cada vez mais notoriedade, e que as crianças de hoje, adultos de amanhã se não cometam os mesmos erros que as gerações passadas cometeram em relação à natureza.

O projeto, que foi desenvolvido pela Secretaria municipal de meio ambiente e de educação vai ensinar as crianças a fazerem o plantio de mudas em hortas, além de dar palestras e passar orientações aos alunos sobre educação ambiental, compostagem, coleta seletiva de óleo vegetal e resíduos eletrônicos e instalação de painéis fotovoltaicos, que auxiliarão para a conscientização sobre as mudanças no clima.

Para o aluno do sexto ano, Rafael Peixoto, a iniciativa é muito boa, pois muitos ensinamentos que ele obteve nesse período já serviram para por em prática no seu dia a dia: “Para mim tem sido ótimo. Aprendi muitas coisas que antes fazia errado como jogar lixo no chão e matar plantas. Adorei replantar algumas mudas. Espero que daqui a alguns anos elas ajudem a deixar o ar mais fresquinho”, completou o aluno, fazendo referência ao aquecimento global, mais um exemplo do descaso do ser humano com a natureza.

Se as mudinhas plantadas por Rafael vão ajudar a natureza a se recuperar dos erros que os humanos vêm cometendo contra a o meio ambiente não se sabe. Mas pelo menos, se cada um fizer a sua parte a situação já melhora bastante e os efeitos da poluição serão muito menores.

Integrantes da secretaria municipal do meio ambiente e de educação participam do replantio de mudas no Colégio Municipal Rodrigo Otávio, na Ilha do Governador.
Integrantes da secretaria municipal do meio ambiente e de educação participam do replantio de mudas no Colégio Municipal Rodrigo Otávio, na Ilha do Governador.




Lucas Coutinho

Lucas Coutinho

Estudante de jornalismo, morador da ilha e apaixonado pelo Rio de Janeiro.

Oi...Esse aviso é só para te lembrar de CURTIR a nossa FanPage no Facebook.

Assim você estará cada vez mais ligado nas novidades do Rio Jahé!

CLOSE