Projeto Palco Giratório em noite de debates e espetáculo sobre lendas urbanas nordestinas, de graça

DANILO CARLOS 2 A Casatória c'a DefuntaHistórias e lendas sobre fantasmas e seres assombrosos são recorrentes em várias partes do mundo. Dependendo do lugar, as histórias adquirem novas versões, adequando-se  à cultura local. A Cia Pão Doce de Teatro (RN) se inspirou na cultura replicada nas ruas da cidade de Mossoró-RN, para montar o espetáculo “A Casatória c’a Defunta” que se apresenta nessa quinta-feira (11), às 19h30, no Espaço Cultural Escola Sesc. Logo após acontece o “Pensamento Giratório” que debate o processo de pesquisa, montagem e criação da obra. A atividade faz parte do projeto Palco Giratório, que busca promover uma reflexão sobre políticas culturais e acesso aos mecanismos de produção. A programação vai até o dia 02 de junho, com espetáculos, ações formativas, oficinas,  intercâmbios e intervenções, totalmente grátis.

“A Casatória c’a Defunta” gira em torno do medroso Afrânio. Comprometido com a romântica Maria Flor, ele casa-se acidentalmente com a Moça de Branco: uma jovem que foi assassinada no dia do casamento, e prometeu não descansar em paz até que encontrasse um noivo. Logo após, acontece o “Pensamento Giratório” momento para reflexão e discussão aberto ao público com a participação da Cia Pão Doce e de Adriana Schneider, atriz, diretora de teatro e professora de Pós-Graduação em Artes da Cena, da UFRJ.

“A proposta é envolver o público, nutrindo o espectador com um texto que explora os elementos da cultura popular tradicional nordestina. Para fortalecer ainda mais este momento, faremos uma oficina para atores e não atores, com o objetivo de iniciar o participante no universo da música, como complemento para o fazer teatral, propondo o desenvolvimento da prática musical a partir de exercícios contribuintes para a cena a partir da ludicidade.”, disse o ator Romero Oliveira, que junto da companhia, se apresentam pela primeira vez no Rio de Janeiro.

Sobre o Festival Palco Giratório

A 8ª edição do Festival Palco Giratório, em cartaz no Espaço Cultural Escola Sesc (Avenida Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá. Tel: 3214-7404), traz novo ares à cena cultural do Rio de Janeiro durante a semana. O Palco itinerante traz para a cidade ações formativas, oficinas,  intercâmbios, intervenções, além do Pensamento Giratório – atividade que busca, através de debates reunindo diferentes representações das artes cênicas, promover uma reflexão sobre políticas culturais e acesso aos mecanismos de produção. O Espaço Cultural Escola Sesc, localizado dentro da Escola Sesc de Ensino Médio – instituição que se notabilizou pelo seu projeto pioneiro na área de educaçao do país, recebe em seu teatro as atividades culturais que chegam de diferentes estados, como Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio de Janeiro, revelando um expressivo painel da criação artística presente em nosso país.

Espetáculo: A casatória c’a defunta

Comédia | CIA. Pão Doce de Teatro (RN)

Horário: 19h30 • Local: Anfiteatro • Duração: 50 minutos

Capacidade: 300 lugares • Classificação Etária: Livre

Sinopse: A casatória c’a defunta conta de modo lúdico e divertido as peripécias de quem já partiu desta vida para uma melhor e dos que ainda respiram por esses ares. Cinco atores em “pés-de-banco” levam a magia para as ruas a partir da história do medroso Afrânio, que está prestes a casar-se com a romântica Maria Flor, mas acidentalmente casa-se com a fantasmagórica Moça de Branco, que o conduz para o submundo. Lá, o jovem fará valorosos amigos e aprenderá uma grande lição.  Mesmo assim, Afrânio está disposto a não desistir do seu amor verdadeiro, ainda que isso lhe custe a própria vida.

 

Pensamento Giratório sobre o processo de montagem do espetáculo “A Casatória C’a Defunta” com Cia. Pão Doce de Teatro (RN) e Adriana Sch-neider

Horário: Após o espetáculo A Casatória C’a Defunta

Local: Espaço Cultural Escola Sesc Duração: Aproximadamente 1 hora Classificação etária: Livre

Sinopse: A Casatória C’a Defunta se define em três diretrizes: pesquisa, criação e formação cultural. A proposta da Cia. Pão Doce é envolver e discutir com o público o processo de montagem do espetáculo criado a partir de causos sertanejos, que vão desde os contos populares de assombração, até as cantorias, incelenças e cantigas de roda, nutrindo o espectador com um texto que explora os elementos da cultura popular tradicional nordestina, pautado pelos saberes dos mais experientes de vida e dos mestres da cultura tradicional. Assim objetivamos proporcionar aos espectadores, novas sensações e boas reflexões sobre a pós-vida e sobre a cultura popular e sua preservação.

Convidada: Adriana Schneider Alcure é atriz, diretora de teatro e professora do Curso de Direção Teatral e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Escola de Comunicação, da UFRJ. É integrante do Grupo Pedras de Teatro, do Coletivo Bonobando – Bando de Artistas Autônomos e do Movimento Reage Artista.

 

PROGRAMAÇÃO – Festival Palco Giratório
Data: até 02 de junho
Local: Espaço Cultural Escola Sesc
Endereço: Avenida Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá
Informações: (21) 3214-7404 | espacoculturalescolasesc@gmail.com |espacocultural.escolasesc.com.br
Ingressos: Gratuitos – distribuição 1h antes de cada espetáculo
Oficinas: Gratuitas – Para se inscrever nas oficinas é necessário preencher a ficha de inscrição e enviar para o email espacoculturalescolasesc@gmail.com mencionando no assunto: Oficina – Palco Giratório 2015.
Transportes:
Centro:  ônibus 315/169/181/303 | 361 (via Linha Amarela) |Terminal Alvorada: ônibus 692/693/701/465 |Baixada: 405/410/420/425/400/415 |Metrô: Nova América Del Castilho com integração para Alvorada
Estacionamento gratuito sujeito à lotação

Oi...Esse aviso é só para te lembrar de CURTIR a nossa FanPage no Facebook.

Assim você estará cada vez mais ligado nas novidades do Rio Jahé!

CLOSE