Fundação Cesgranrio inaugura Teatro no Rio de Janeiro

O novo espaço promete prommover a cultura a baixo custo

uma-tarde-na-opera-que-mostra-universo-canto-lirico-faz-parte-da-program(‘Uma tarde na ópera’, que mostra universo canto lírico, faz parte da programação de abertura)





Com o intuito de incentivar a cultura na cidade maravilhosa, a Fundação Cesgranrio inaugura nessa sexta-feira (20) o Teatro Cesgranrio que fica dentro da sede localizada no Rio comprido. Serão diversos espetáculos a baixo custo que prometem entreter os convidados e agradar a todos os gostos. Para a primeira noite, a produção montou uma agenda de três espetáculos com entrada franca para o público. O primeiro será “Rio, Eu Gosto de Você”, com ritmos variados e poesias de Manuel Bandeira (1886-1968) e Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). A apresentação está marcada para sexta (20/5) às 20h.

“Com esse novo teatro, a Fundação Cesgranrio reafirma sua convicção de que educação e cultura caminham de mãos dadas. Acreditamos que ambientes ricos em cultura são fundamentais para o desenvolvimento dos conhecimentos e aptidões humanas”, destaca o presidente da Fundação, Carlos Alberto Serpa.

rio-eu-gosto-de-voce18(Foto: Divulgação)

“Para estimular ainda mais a presença do público, inauguramos o espaço com espetáculos gratuitos e com classificação livre, ou seja, que podem ser assistidos por crianças, jovens e adultos. Esperamos contribuir também com a formação de plateias entre a populaçãocarioca, cuja ampla maioria não tem hábito de frequentar teatros”, completa Serpa.

Serpa acredita que o teatro permite vivenciar emoções marcantes e inesquecíveis, possibilitando a formação de cidadãos bem preparados, conscientes e participativos. “Igualmente importante é apoiar e louvar a laboriosa classe teatral que, a despeito das dificuldades encontradas, consegue pôr de pé espetáculos fantásticos que confirmam, sem dúvida, o Teatro como arte pura, em uma cumplicidade entre um roteiro, a interpretação dos artistas e o ser humano a quem se destina. Acreditamos, por isso, no Teatro Brasileiro e o fazemos com convicção e determinação.”

 

Confira a programação de abertura:

20 de maio – Rio, eu gosto de você

Para celebrar a cidade do Rio de Janeiro, a peça conta e canta as belezas da Cidade Maravilhosa em seus ritmos mais tradicionais, como samba, choro, funk e marchas carnavalescas. Para completar, poesias de Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade nos recordam como o Rio de Janeiro pode ser inspirador.

10 e 11 de junho – Uma noite na ópera

O espetáculo leva o público a uma viagem pelo universo da Ópera, mostrando que, pela arte do canto lírico, são alcançadas fortes emoções como amor, ciúme, paixão e desejo.

18 e 19 de junho – Maria Antonieta, a última rainha da França

A peça descreve as personalidades do rei francês Luís XVI e, principalmente, de sua esposa, a austríaca Maria Antonieta. Virtudes, defeitos, glórias, problemas conjugais e crises político-econômicas que se sucederam até a Revolução Francesa compõem o pano de fundo.

O teatro fica na Rua Santa Alexandrina, número 1.011, Rio Comprido, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Nessa fase de inauguração, quem quiser assistir aos espetáculos pode reservar os ingressos a partir da terça-feira de cada semana do espetáculo. Para isso, há o site ingressorapido.com e o telefone 2103-9628 das 14h às 19h. Cada pessoa pode reservar até duas entradas. Para retirá-las, é necessário comparecer até às 19h no dia da apresentação. As sessões são sempre às 20h.




Hellen Caroline

Hellen Caroline

Jornalista universitária e estagiária de produção.

Oi...Esse aviso é só para te lembrar de CURTIR a nossa FanPage no Facebook.

Assim você estará cada vez mais ligado nas novidades do Rio Jahé!

CLOSE