8 Dicas que vão te ajudar a se preparar para uma entrevista em inglês

ingl

Wilson Monteiro, SEO da Optimum Inglês Profissional  te mostra o caminho das pedras.

Cada vez mais percebemos a necessidade do inglês na qualificação do profissional. Empresas estão buscando candidatos com habilidades específicas no idioma. O inglês utilizado em viagens de lazer já não é mais suficiente para se destacar no ambiente corporativo. É necessário que haja maior fluência com temas relevantes no trabalho para ocupar cargos mais altos dentro da empresa. Então como se sair bem em uma entrevista de emprego em inglês?

1. Procure saber de antemão quem fará a entrevista

Se for chamado para uma reunião com uma consultora de RH, a tendência é que um profissional cujo emprego é nivelamento de inglês seja o entrevistador. Estes são normalmente fluentes e até nativos. Já entrevistas na empresa muitas vezes utilizam colaboradores da área que está contratando ou alguém do RH encarregado. Apesar do inglês não ser tão avançado quanto em uma consultora, o conhecimento técnico é crucial neste tipo de entrevista (mais sobre isso abaixo). Portanto, saiba quem te avaliará para se preparar de acordo.

2. Entenda a diferença entre uma entrevista e uma entrevista
em inglês

Um erro comum entre candidatos que são entrevistados em inglês é tratar a reunião como uma entrevista normal e não uma prova oral de inglês. Muitas vezes estão tão preocupados com o conteúdo de suas respostas, que esquecem que a estrutura e pronúncia estão em evidência nestas situações. Portanto, saber como responder é tão importante (se não mais) do que o quê irá dizer.

3. Pratique de forma objetiva

Os assuntos mais comuns em entrevistas são: realizações na carreira, histórico profissional e escolar, habilidades, perfil e interesses pessoais. Lembre-se que um dos focos é a gramática. Então, ao falar de suas realizações, por exemplo, verbos no passado serão essenciais, além de preposições e sua pronúncia, claro. Outros assuntos podem até surgir, mas se estiver preparado para responder perguntas nestes tópicos específicos, terá feito um bom preparo e evitará um erro comum: fugir do assunto.

4. Entenda sua área e termos técnicos que podem surgir

Além dos assuntos genéricos mencionados acima, o candidato precisa ter uma noção de matérias relacionadas ao departamento onde pretende trabalhar. A melhor forma de construir seu vocabulário é a leitura focada. Busque artigos e resenhas relacionadas à empresa, segmento e área de sua atuação. Escreva todas as expressões relevantes que aprendeu com sua experiência e procure uma escola de inglês que te capacite a expandir seu vocabulário e argumentar eloquentemente.

5. Tente obter alguma qualificação e/ou certificação

Existem formas de comprovar seus conhecimentos em inglês antes mesmo de entrar em uma entrevista. Conseguindo uma boa nota no TOEFL, TOEIC, ou um certificado de uma das muitas instituições consagradas de nivelamento, o candidato passa uma imagem muito melhor para o entrevistador. Além disso, o preparo e estudo para conseguir um certificado será outra forma de aprimorar seu conhecimento, além de ser um ótimo investimento em longo prazo.

6. Treine seu ouvido assim como sua fala

Saber o que dizer não será tão útil se não entender a pergunta. Procure acostumar-se a ouvir inglês constantemente e treine ouvir perguntas específicas que podem surgir na entrevista. Como não conhecerá seu entrevistador de antemão, busque acostumar-se a diferentes sotaques, inclusive o sotaque brasileiro. Aprenda a distinguir sotaques diferentes. Desta forma a fonética não será um empecilho na sua capacidade auditiva.

7. Espere surpresas como provas escritas ou até testes de raciocínio em inglês

Consultoras de RH costumam aplicar uma prova escrita que pode até incluir uma composição. Porém, algumas empresas utilizam suas próprias provas ou testes encomendados para avaliarem candidatos. Não seja pego desprevenido. Treine com provas genéricas de nivelamento e escreva sobre tópicos diversos. Suas composições devem ser corrigidas por um professor ou um nativo.

8. Obtenha um material de estudo específico

Busque material que possa estudar, com perguntas e dicas de gramática e pronúncia aprofundadas. Alguns cursos disponibilizam e-books gratuitos, além de listas de perguntas comuns e até áudio para quem quer simular uma entrevista em casa.

Oi...Esse aviso é só para te lembrar de CURTIR a nossa FanPage no Facebook.

Assim você estará cada vez mais ligado nas novidades do Rio Jahé!

CLOSE