Quarteto Bosisio se apresenta na Série Cordas em Foco, dia 02, terça, no CCJF

Quarteto Bosisio/Foto: Divulgação
Quarteto Bosisio/Foto: Divulgação

No próximo dia 02 de agosto, terça-feira, às 19h, o Quarteto Bosisio subirá ao palco do Centro Cultural da Justiça Federal para mais um concerto da Série Cordas em Foco, que prevê ainda outros dois concertos até o fim do ano (O violoncelista Marcelo Salles, em outubro, e o violonista Dhyan Toffolo com a pianista Erika Ribeiro, em dezembro). No programa, o Quarteto Bosisio irá interpretar o “Quarteto nº1″, de Villa Lobos, o”Quarteto Americano”, de Dvorák, e o “Quarteto”, de Mahle.

 O Quarteto Bosisio foi criado na década de 80, pelo violinista Paulo Bosisio, e logo se tornou um renomado grupo de câmara, que desde o seu início se apresentou nas mais importantes salas de concerto do Rio de Janeiro. Reeditado em 2009, o conjunto é formado por Bosisio (1º violino), Carlos Mendes (2º violino), Dhyan Toffolo (viola) e Marcelo Salles (violoncelo). A atual formação é resultante da ligação artística dos músicos em relação á Paulo, por meio de aulas e palestras ministradas pelo fundador.
Além da consolidação no cenário nacional, o grupo também obteve destaque internacional, devido às turnês realizadas pela Europa, participações em programas do canal londrino BBC e realização de master-classes.

Paulo Bosisio

 Nascido em 1950, no Rio de Janeiro, Paulo Bosisio estudou Violino com Yolanda Peixoto e Análise Musical com Esther Scliar e, posteriormente, na Europa, com Max Rostal. Formou-se com grau máximo e distinção. Apresentou-se como solista de orquestra, recitalista e camerista por diversos países europeus. No Brasil, solou com todas as orquestras importantes do cenário musical. É professor do bacharelado de Violino na UNI-RIO e convidado para os mais importantes cursos e festivais no Brasil.
Como primeiro violino do Quarteto da UFF, excursionou pela Inglaterra e Escócia, com programa exclusivamente brasileiro, fazendo gravação para a BBC. Também realizou a primeira gravação mundial do Quarteto nº 4, de Villa-Lobos. Como solista e camerista realizou inúmeras primeiras audições de música brasileira. Participou das Bienais de Música Contemporânea, executando em primeira audição mundial peças de José Penalva, Sonata para violino solo, de David Korenchendler, além de várias outra obras. Foi diretor artístico e spalla da Orquestra de Câmara Brasil Consorte, que estreou diversas obras em primeira audição. Gravou para a Orquestra de Câmara de Curitiba, atuando como maestro, com programa inteiramente brasileiro que reunia obras de Santoro, Emani Aguiar, H. Morozowicz e Guerra-Peixe. Em 2005, apresentou-se na Bélgica e na Itália em importantes Festivais e em dezembro de 2006, realizou recital no Museu Debussy, em Paris (França)

Programa:     O Nacionalismo

 –     Quarteto nº1 – H. Villa Lobos

–     Quarteto Americano – A. Dvorák

 –     Quarteto – E. Mahle

SERVIÇO:

02/08 – terça-feira – Série Cordas em Foco, com Quarteto Bosisio

 Horário: 19h –  Concerto
 Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro
Informações: 3261-2565

Ingresso na bilheteria do CCJF: Terça a domingo, das 12h às 19h.

 Ingressos: R$20 inteira/R$10 meia
Classificação Livre
 Capacidade: 142 lugares
 Próximos concertos:
 04/10 – Marcelo Salles – Violoncelo Solo
 06/12 – Dhyan Toffolo convida Erika Ribeiro – Viola e Piano
 Produção e Dir. Artística: Ayran Nicodemo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi...Esse aviso é só para te lembrar de CURTIR a nossa FanPage no Facebook.

Assim você estará cada vez mais ligado nas novidades do Rio Jahé!

CLOSE