Projeto Experimentando Diferenças convida o público a simular competições esportivas em equipamentos adaptados

basquete em cadeira de rodas/Divulgação do evento
basquete em cadeira de rodas/Divulgação do evento

 




A Casa Brasil, evento gratuito da Rio 2016 que acontece de 04 de agosto a 18 de setembro no Píer Mauá, receberá o projeto “Experimentando Diferenças”, uma arena de 180 m2 para experimentação de cinco modalidades de esportes adaptados: corrida em cadeira de rodas, bocha desportiva, fut cinco, basquete e game duelo sem limites.

Há presença de monitores que ensinam o público a jogar futebol com os olhos vendados, basquete em cadeira de rodas, além de games com simulação virtual de corrida e handbike, entre as principais atividades. E também a presença de atletas, como o tetracampeão de paracanoagem (e ex-BBB) Fernando Fernandes. Na opinião dele, o diferencial do projeto “é dar visibilidade ao atleta e, no contato com o público, quebrar paradigmas”.

Criado em 2013, o “Experimentando Diferenças”, patrocinado pelas Loterias CAIXA, promove a inclusão das pessoas com deficiência, divulga a importância dos esportes adaptados e das histórias de superação desses atletas, e de conquistar uma torcida forte e calorosa para as Paralimpíadas Rio 2016. O projeto passou por 30 cidades e já foi vivenciado por mais de 150 mil pessoas que utilizaram equipamentos semelhantes aos dos atletas profissionais. “O público tem a oportunidade de se sentir ‘na pele’ de uma pessoa com deficiência que pratica esportes adaptados. Os adultos se emocionam e as crianças se divertem”, explica Fernando Rigo, CEO do Experimentando Diferenças.

O prêmio – O projeto Experimentando Diferenças foi escolhido, entre 350 inscritos do Brasil inteiro, vencedor do Programa CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local, cujo objetivo é reconhecer e valorizar experiências bem-sucedidas e que melhoram a qualidade de vida das pessoas por todo o país. Iniciada em 1999, a premiação é inspirada no programa da Organização das Nações Unidas (ONU): “As Melhores Práticas e Lideranças Locais” (Best Practices and Local Leadership Programme). A iniciativa tem a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro e o patrocínio exclusivo da Loterias Caixa.

Casa Brasil: Espaço de promoção do Brasil, terá 46 dias de atividades em esporte, cultura, turismo e negócios, com um conceito rico em experiências sensoriais e tecnologias audiovisuais de ponta. Turistas terão a chance de entender a cultura local, com oficina e degustação de gastronomia, simuladores de esporte, realidade virtual e assistir shows de artistas brasileiros.

SERVIÇO: Projeto Experimentando Diferenças
Período: 4 de agosto a 18 de setembro
Horário: 10h às 20h
Endereço: Galpão 02 do Porto Maravilha – Avenida Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá.
Evento gratuito.

xxx




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi...Esse aviso é só para te lembrar de CURTIR a nossa FanPage no Facebook.

Assim você estará cada vez mais ligado nas novidades do Rio Jahé!

CLOSE