Últimas semanas do “Museu Itinerante Pompeia e Seus Mistérios” no Américas Shopping

Museu Itinerante Pompeia
Museu Itinerante Pompeia

Exposição inédita no Rio mostra a riqueza cultural e conta a tragédia da cidade arrasada pelas cinzas de um vulcão

O “Museu Itinerante Pompeia e Seus Mistérios” desembarca no Rio de Janeiro pela primeira vez. A mostra fica em cartaz até o dia 11 de setembro, no Américas Shopping, no Recreio. A exposição apresenta um pouco da cultura, do cotidiano e da tragédia que envolveu milhares de pessoas que perderam suas vidas abruptamente pela fúria do Vesúvio, numa tarde do ano de 79 d.C. Um documentário sobre a história da Pompeia será exibido diariamente, no mesmo local da mostra, em três horários: às 13h, às 16h e às 20h.

Pompeia é considerada um dos sítios arqueológicos mais completos e impressionantes de toda a história humana. Reconhecida pela UNESCO como “Patrimônio da Humanidade”, a cidade se mantém como um dos locais mais visitados de toda a Itália. Celebrando a rica trajetória dessa cidade e em comemoração aos 200 anos do início do trabalho sistemático de escavação arqueológica, a Maisur Musa Produções Culturais – com a consultoria científica do arqueólogo Prof. Me. Claudio Prado de Mello e apoio cultural do IPHARJ,  traz ao Brasil a fascinante história de Pompeia, sua arte, cultura e arqueologia.

A mostra reúne 91 peças originais, que datam de 200 a.C. a 300 d.C., e 87 peças entre réplicas e fac-símiles. A exposição visa recriar ambientes cenográficos e levar o visitante a descobrir como era o cotidiano da elite e da população de Pompeia e Herculano. Trata-se de um acervo particular de Maisur Musa, ainda inédito na América Latina.

Sobre Pompeia

A longa história de Pompeia começou no século VII a.C. e veio a ter seu fim em 24 de agosto (ou novembro) de 79 d.C. quando a erupção do vulcão Vesúvio devastou as cidades que ficavam mais próximas e a todos os seus habitantes, criando uma espécie de cápsula do tempo onde as casas, as pessoas e todos os seus pertences ficaram sepultados sob cinzas, lama e terra por séculos, até que em 1748 iniciaram as primeiras escavações arqueológicas.

Em Pompeia, bem como em Herculano, o vulcão além de destruir também soube preservar. Desde que se iniciaram as escavações, pelo Rei das Duas Sicílias, Ferdinando de Bourbon, os arqueólogos já descobriram milhões de artefatos e itens que revelam todos os detalhes da vida do povo Romano na época do desastre. Devido às circunstâncias, suas vidas foram imobilizadas pelo tempo de forma excepcional e, hoje, soma-se mais de 1.150 corpos de pessoas e grande número de animais que também foram descobertos.

Por circunstâncias únicas criadas pela erupção, foi possível “trazer de volta” a vida de muitos deles, pois as cinzas que os cobriram criaram cápsulas ocas em que as partes moles dos corpos se pulverizaram ou carbonizaram e as cavidades ao serem preenchidas com gesso revelaram com exatidão as posições, as formas e os traços fisionômicos daqueles que haviam morrido há cerca de dois mil anos.

O Vesúvio espalhou uma nuvem mortal de rochas, cinzas e fumaça a uma altura de mais de 30 quilômetros, cuspindo lava e púmice a uma proporção de 1,5 milhão de toneladas por segundo, e liberando no total uma energia térmica centenas de milhares de vezes maior do que a do bombardeamento de Hiroshima. Estima-se que 16.000 cidadãos de Pompeia e Herculano morreram.

 Serviço:  Américas Shopping recebe ‘Museu Itinerante Pompeia e Seus Mistérios’

Período: 16 de julho a 11 de setembro

Horário de visitação:

Segunda a sábado: das 10h às 22h

Domingos e feriados: das 11h às 22h

Ingressos: permanentes e intransferíveis válidos para visitação, assistir documentários e palestras

R$20,00 inteiro

R$10,00 meia entrada*

*menores de 18 anos, estudantes, professores, funcionários escolares, idosos e pessoas com necessidades especiais.

Local: Piso L2

Programação:

Documentário: transmitido diariamente às 13h, às 16h e às 20h

Palestra Inaugural: dia 17 de julho, às 18h, ministrado pelo arqueólogo Prof. Me. Claudio Prado de Mello

Agendamentos de grupos em horários programados: consultar recepção ou e-mail maisurmusaproduçoes@gmail.com

Wagner Trece

Wagner Trece

Idealizador do Rio Jaé, amante de futebol e viciado em cafeína.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi...Esse aviso é só para te lembrar de CURTIR a nossa FanPage no Facebook.

Assim você estará cada vez mais ligado nas novidades do Rio Jahé!

CLOSE