Festival de filmes exibe produções realizadas por moradores de favelas do Rio de Janeiro

“Veja o mundo pelas lentes da favela”. A partir dessa mensagem, a “Mostra de Filmes Imagens e Complexos” surge da necessidade de expandir o espaço de exibição e de reflexão das produções audiovisuais realizadas por moradores de comunidades, com a finalidade de democratizar a linguagem e a estética do cinema brasileiro a partir de 30 obras que serão exibidas de 29 de setembro a 02 de outubro no Cine Teatro Eduardo Coutinho, conhecido também como Cine Manguinhos.

O Coletivo Imagens e Complexos colocará na pauta de discussão os diferentes temas abordados nos filmes, que refletem o cotidiano da periferia para além da questão da violência e a sua relação com a cidade como um todo – evidenciando a perspectiva do favelado sobre as diversas temáticas que a imaginação humana consiga alcançar.

“É preciso olhar para as imagens que são produzidas nos interiores destes territórios, a fim de perceber até que ponto as experiências audiovisuais nas favelas estão trazendo novas questões sobre as cidades ou sobre os mais diversos temas da vida cotidiana; ou mesmo se são imagens que reproduzem os olhares “de fora” tão criticados pela academia”, afirma Fabiana Melo, coordenadora da Mostra.

coordenadoras-da-mostra-ludmila-oliveira-e-fabiana-melo-em-frente-ao-cine-manguinhos
Ludmila Oliveira e Fabiana Melo, coordenadoras da Mostra         créditos:Robson Melo

As obras inscritas, e que respeitaram os critérios de seleção, serão registradas no catálogo da Mostra e cinco delas ganharão uma resenha escrita pela curadoria. O catálogo será lançado um mês após a realização do evento e distribuído gratuitamente, além de disponibilizado para download.

Além das exibições, que acontecerão durante quatro dias consecutivos, a Mostra também promoverá debates sobre audiovisual e favela, envolvendo produtores, pesquisadores e o público presente, com toda programação aberta ao público gratuitamente.

divulgacao-da-mostra

Serviço:

Mostra de Filmes Imagens e Complexos

Dias: 29 de setembro a 02 de outubro

Lugar: Cine Teatro Eduardo Coutinho (Cine Manguinhos) – situado à Avenida Dom Helder Câmara N° 1180, Benfica/RJ (próximo a UPA de Manguinhos).

Mais informações: imagensecomplexos@gmail.com

 

Rosa Andrade

Rosa Andrade

Carioca, produtora, futura jornalista e o Batman nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi...Esse aviso é só para te lembrar de CURTIR a nossa FanPage no Facebook.

Assim você estará cada vez mais ligado nas novidades do Rio Jahé!

CLOSE