Com entrada franca, Cidade das Artes recebe o debate “Precisamos falar sobre Shakespeare”

Refletir, atiçar a curiosidade e exercer a crítica. Esses são os princípios para explorar os diferentes aspectos da leitura de Rei Lear, uma das obras-primas do escritor William Shakespeare. O texto serve como base para o debate crítico, que será ministrado pela psicóloga Lísia Filgueiras, no dia 23 de setembro, na Sala de Leitura da Cidade das Artes.

As obras de Shakespeare, escritas há mais de 400 anos, têm o vigor da atualidade e, generosamente, conversam com muitas outras artes e campos de saber, assim como poder, vaidade, maturidade, morte, relação pais e filhos, lealdade e amizade.  Com ênfase na psicanálise, a ideia do debate é articular tanto a atualidade e a história da obra Shakespeariana, assim como tudo aquilo que é demasiadamente humano.

Lísia Filgueiras é Mestre em Pesquisa e Clinica em Psicanálise pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2006), graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Tem experiência na área de Psicologia e saúde mental, com ênfase em atendimento clinico e em gestão e política pública. Atua também na área de orientação profissional, focada no estudo da subjetividade em relação ao tema profissão e trabalho na contemporaneidade. Desde 2015, coordena Grupos de Estudos sobre Shakespeare, com ênfase na articulação entre Psicanalise e Literatura.

“Rei Lear e o bobo na tempestade”, por William Dyce (1806-1864)

 

SERVIÇO:

Precisamos falar sobre Shakespeare

Data: 23 de setembro de 2016.

Horário: 16h.

Duração: 2 horas.

Local: Cidade das Artes, Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.

Telefone: (21) 3325-0102

Classificação: 16 anos

ENTRADA FRANCA

Rosa Andrade

Rosa Andrade

Carioca, produtora, futura jornalista e o Batman nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi...Esse aviso é só para te lembrar de CURTIR a nossa FanPage no Facebook.

Assim você estará cada vez mais ligado nas novidades do Rio Jahé!

CLOSE