Jorge Larrosa realiza curso na Cidade das Artes

De 27 a 29 de setembro, o espanhol Jorge Larrosa, professor de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona, ministra o curso “Tempos, espaços, materialidades e sujeitos no trabalho artístico e educacional”.

O objetivo do curso é levantar a questão da construção de sujeitos em um ambiente tão hostil quanto o espaço urbano, onde a constante capitalização destrói os fatores fundamentais para esta tarefa: tempo, espaço e subjetividade. E vai além: questiona como construir sujeitos a partir de uma perspectiva de igualdade. Para isto, o acadêmico se baseia em textos de Michel Foucault, Iván Illich, Vilém Flusser e Martí Peran.

 Sobre Jorge Larrosa

O extenso currículo de Larrosa inclui um doutorado realizado na Universidade Paris-Sorbonne e no Instituto de Educação da Universidade de Londres. Para entender a relação entre experiência e linguagem, subjetividade e educação – tema central de sua pesquisa –, o acadêmico trabalha frequentemente com expoentes das artes visuais e cênicas, além de mediadores culturais. Os projetos artísticos e culturais de que participou no Brasil incluem a 29ª e a 31ª Bienais de São Paulo, além de montagens teatrais como “Ensaios Ignorantes”, no SESC Interlagos (2011), e “Palavra Muda” (2013), nos quais participou da curadoria, e da direção do Laboratório Mais Diferenças de Experimentação e Educação e Cultura Inclusiva, em São Paulo desde 2013.

Além de quase uma centena de artigos em revistas, o acadêmico tem livros publicados na Espanha, França e em vários países da América Latina. Como editor, dirige três coleções de livros: “Pedagogia”, na editora Laertes (Barcelona, Espanha); “Educacão: novas  linguagens”, da editora Miño y Dávila (Buenos Aires, Argentina); e “Educação e experiência”, na editora Autêntica (Belo Horizonte, Brasil).

 

Serviço:

Curso “Tempos, espaços, materialidades e sujeitos no trabalho artístico e educacional”

Data e hora: terça, quarta e quinta-feira, 27 a 29/09, das 1h às 17h

Local: Sala de Leitura da Cidade das Artes – Av. das Américas, 5300

Custo: R$300,00 – Vagas limitadas

Inscrições pelo e-mail saladeleitura@cidadedasartes.org ou pelo telefone (21) 3325.0448 (terça a domingo, das 10h às 18h)

 

Rosa Andrade

Rosa Andrade

Carioca, produtora, futura jornalista e o Batman nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi...Esse aviso é só para te lembrar de CURTIR a nossa FanPage no Facebook.

Assim você estará cada vez mais ligado nas novidades do Rio Jahé!

CLOSE