Festival da Canção Francesa tem entrada gratuita na Tijuca

Candidatos se apresentam em evento aberto ao público e concorrem à vaga na final que premiará o primeiro colocado com viagem de uma semana à Paris

A semifinal do Festival da Canção Francesa será realizada no dia 27 de outubro, quinta-feira, às 19h30, no auditório da Aliança Francesa da Tijuca, com entrada franca. O festival é um concurso musical nacional promovido pela Aliança Francesa, em parceria com a Air France e o Club Med, e premia o grande vencedor com uma viagem com acompanhante para Paris. Criado em Porto Alegre nos anos 2000, o Festival cresceu até se tornar um festival nacional e hoje é referência na promoção da canção em língua francesa no Brasil.

Este ano os candidatos tiveram ainda mais opções de canções para interpretar no concurso. Isso porque a organização reuniu uma lista com 40 nomes de cantores franceses e suas discografias completas para escolha dos candidatos. A lista inclui desde Edith Piaf, considerada a cantora mais popular da França; novos nomes de sucesso como Stromae, com influências do hip-hop e música eletrônica; e ainda outros jovens como Louane e Camélia Jordana e a cantora ZAZ. Nesta etapa, os 11 candidatos selecionados se apresentam ao vivo e disputam uma vaga na grande final do Festival, que tem como prêmios semana em Paris, com passagens e hospedagem com acompanhante para o 1º lugar; uma passagem de ida e volta para Paris para o 2º lugar; e um fim de semana com acompanhante no Club Med Brasil para o 3º lugar.

Um júri formado por personalidades ligadas ao meio artístico, à Aliança Francesa, às autoridades francesas e/ou representantes de patrocinadores leva em conta a afinação, ritmo, interpretação e pronúncia dos candidatos. Além do Rio acontecem semifinais nas seguintes cidades: Recife, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo e Porto Alegre. A final será realizada no Rio de Janeiro no dia 23 de novembro, no Teatro Maison de France.

Conheça os selecionados para a etapa regional do Rio de Janeiro:

André Marinho (Je vais t’aimer – Louane)

Carolina Pessoa (Je vole – Louane)

Danielle Pereira (J’aime Paris au mois de Mai – ZAZ)

Felipe Couto Lima (Nou – Louane)

Gustavo Ballesteros (La mer – Charles Trenet)

Jaqueline Antunes (Sous le ciel de Paris – ZAZ)

Larissa França (Si jamais j’oublie – ZAZ)

Luiz Alfredo Medina (Aline – Christophe)

Marysa Alfaia (La vie en rose – Edith Piaf)

Romulo Lucas (Hymne à l’amour – Edith Piaf)

Ruana Moraes (Je veux – ZAZ)

Sobre a Aliança Francesa

A Aliança Francesa comemorou 130 anos de atividades no Brasil em 2015. Além de ser uma referência no idioma, ela é, sem dúvida, a instituição mais respeitada e conhecida do mundo, quando o assunto é a difusão da língua francesa e das culturas francófonas. Ela possui, atualmente, mais de 850 unidades em 135 países, onde estudam cerca de 500.000 alunos. Na França, ela conta com escolas e centros culturais para estudantes estrangeiros. O Brasil tem a maior rede mundial de Alianças francesas com 40 associações e 69 unidades.

É a única instituição no Brasil autorizada pela Embaixada da França, a aplicar os exames que dão acesso aos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. A Aliança francesa também é centro de exames oficial para aplicação de testes internacionais com validade de dois anos TCF (Teste de Conhecimento do Francês) e TEF (Teste de Avaliação de Francês) e do teste nacional com validade de um ano Capes (reconhecido pelas agencias CAPES e CNPq do MEC). A Aliança Francesa no Brasil desenvolve parcerias com inúmeras empresas francesas e brasileiras além de ser um ator essencial do diálogo cultural franco-brasileiro.

Serviço:

Festival da Canção Francesa

Semifinal: 27 de outubro, quinta-feira, às 19h30

Auditório Aliança Francesa Tijuca

Rua Andrade Neves, 315

Entrada gratuita. Lugares limitados por ordem de chegada.

As senhas serão distribuídas 1 hora antes na secretaria.

www.rioaliancafrancesa.com.br

Rosa Andrade

Rosa Andrade

Carioca, produtora, futura jornalista e o Batman nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi...Esse aviso é só para te lembrar de CURTIR a nossa FanPage no Facebook.

Assim você estará cada vez mais ligado nas novidades do Rio Jahé!

CLOSE