Aliança Francesa promove curso de cinema com palestras de profissionais do cinema nacional

Durante todo o mês e de novembro e dezembro a Associação Brasileira de Cineastas (ABRACI), em parceria com a Aliança Francesa Botafogo realiza o curso “Modo de fazer”, que leva ao público 10 palestras seguidas de debates com grandes cineastas atuantes no mercado nacional, a fim de expor seus sonhos e experiências profissionais.

De 08 de novembro a 13 de dezembro, sempre às terças e quintas, 10 palestrantes passarão pelo Auditório da Aliança Francesa Botafogo para falar sobre cinema. A primeira palestra, no dia 08, traz o chileno Jorge Duran, roteirista de filmes como “Pixote, a Lei do Mais Fraco” (1981) e diretor de obras como “A cor do seu destino” (1986).  Já no dia 10 é a vez do diretor de “Os doces bárbaros” (1977) Jom Tob falar ao público.

No dia 17, é a vez da cineasta Theresa Jessouroun falar sobre sua experiência. Ela é diretora do filme “À queima roupa” (2015), ganhador do Festival do Rio em 2015 na categoria documentário. No dia 23, o público poderá conversar com a cineasta Betse de Paula, diretora do filme “Revelando Sebastião Salgado” (2012), e no dia 24 de novembro a palestra com Gustavo Acioli, diretor de “Incuráveis” (2005). Encerrando o mês de novembro, no dia 29 acontece o encontro com Miguel Farias Jr., diretor de “Chico – Artista brasileiro” (2015).

Em dezembro, a programação segue com a cineasta Tete Moraes, diretora de “Terra para Rose” (1987) no dia 1 de dezembro; Lucia Murat de “A memória que me contam” (2013) no dia 06; Luiz Carlos Lacerda diretor de “Leila Diniz” (1987) no dia 08; e o último encontro conta com a palestra do cineasta Felipe Joffily, diretor de “Muita calma nessa hora” (2010).

Sobre a Aliança Francesa

A Aliança Francesa comemorou 130 anos de atividades no Brasil em 2015. Além de ser uma referência no idioma, ela é, sem dúvida, a instituição mais respeitada e conhecida do mundo, quando o assunto é a difusão da língua francesa e das culturas francófonas. Ela possui, atualmente, mais de 850 unidades em 135 países, onde estudam cerca de 500.000 alunos. Na França, ela conta com escolas e centros culturais para estudantes estrangeiros. O Brasil tem a maior rede mundial de Alianças francesas com 40 associações e 69 unidades.

É a única instituição no Brasil autorizada pela Embaixada da França, a aplicar os exames que dão acesso aos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. A Aliança francesa também é centro de exames oficial para aplicação de testes internacionais com validade de dois anos TCF (Teste de Conhecimento do Francês) e TEF (Teste de Avaliação de Francês) e do teste nacional com validade de um ano Capes (reconhecido pelas agencias CAPES e CNPq do MEC). A Aliança Francesa no Brasil desenvolve parcerias com inúmeras empresas francesas e brasileiras além de ser um ator essencial do diálogo cultural franco-brasileiro.

facebook2-copy

Serviço:

Data: De 08/11 a 13/12

Dias: 3ª e 5ª, às 19h

Local: Aliança Francesa de Botafogo – Rua Muniz Barreto, 730

Valor: R$200,00

Contato para inscrição: sec.abraci@gmail.com

Haverá emissão de certificado.

www.rioaliancafrancesa.com.br

 

Rosa Andrade

Rosa Andrade

Carioca, produtora, futura jornalista e o Batman nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi...Esse aviso é só para te lembrar de CURTIR a nossa FanPage no Facebook.

Assim você estará cada vez mais ligado nas novidades do Rio Jahé!

CLOSE